UEFA 2020: LOGO OFICIAL APRESENTADO

Por Rodrigo Carvalho

A UEFA apresentou na manhã da última quarta-feira (21), o logo da sua próxima edição da Eurocopa, evento que acontece pela primeira vez, em treze cidades de treze países diferentes, no ano de 2020.

No evento realizado em Londres, o novo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, rasgou elogios para a Inglaterra, país que irá sediar os jogos mais decisivos. Disse considerar o país como o “berço do futebol”, além de demonstrar muita satisfação com jogos em 13 países na próxima edição do campeonato. Sim, 13 países! Este ano, uma novidade; diferente das outras edições, em que apenas um país era sede do maior evento esportivo da Europa, a Eurocopa 2020 terá 13 países como sede. “A UEFA quer que a edição de 2020 seja uma verdadeira festa para celebrar o esporte que tanto amamos. Que jeito seria melhor para fazer isso senão tendo jogos nos quatro cantos de nosso lindo continente?”, disse o dirigente. Ainda segundo Ceferin, o logo tem silhuetas multicoloridas de torcedores, dos dois lados do troféu Henri Delaunay, além de uma ponte verde, que representa o laço entre os 13 países que vão sediar a competição daqui a quatro anos. A decisão de não ter uma sede fixa é para marcar o aniversário de 60 anos da Eurocopa. As semifinais e a final serão disputadas no tradicional estádio inglês de Wembley, casa da seleção inglesa no país.
Além dos jogos decisivos na capital inglesa, os países que terão a honra de receber partidas serão Azerbaijão, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Romênia, Rússia, Escócia e Espanha.
Breve história da Eurocopa
A Eurocopa – Campeonato Europeu de Futebol é o principal campeonato de futebol de seleções dos países da UEFA (União de Associações de Futebol Europeias – em inglês: Union of European Football Associations). A Eurocopa é realizada a cada quatro anos desde 1960, primeira edição da competição em 1960. Originalmente a Eurocopa era chamada de Copa das Nações Europeias. Em 1968 o Campeonato Europeu de Futebol passou-se a chamar apenas Eurocopa. Nas cinco primeiras edições apenas quatro seleções entravam na fase final da Eurocopa. A partir de Eurocopa 1980 o número de participantes da final subiu para oito países. Em 1996 este número subiu de novo para 16 seleções. O presidente da UEFA, o ex-jogador francês Michel Platini, propôs aumentar o número para 24 seleções já no Euro 2012 – a ser realizado na Polônia e Ucrânia, mas a proposta só foi aceita a partir da Eurocopa de 2016 da França.
Os países-sede da Eurocopa se classificam automaticamente nas eliminatórias da competição. Nas duas primeiras edições as eliminatórias da Eurocopa foram realizadas através de jogos eliminatórios, os famosos mata-mata. A partir de 1968 foi incluída a fase de grupos nas eliminatórias da Eurocopa. 
Alemanha e Espanha são os maiores vencedores da Eurocopa com três títulos cada. A França tem duas conquistas da Eurocopa; enquanto Dinamarca, Grécia, Holanda (Países Baixos), Itália, Portugal, Tchecoslováquia e União Soviética venceram uma vez cada o Campeonato Europeu de Futebol. Dos três títulos da Alemanha dois foram com a Alemanha Ocidental.
E você, fã de futebol? Já está se programando para fazer esse tour pela Europa em 2020? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s