O FIM DA NOVELA EDUARDO CUNHA

Por Vinícius Andrade

Desde quando Eduardo Cunha aceitou o pedido de impeachment na Câmara dos Deputados, da agora ex-presidente Dilma Roussef, seu nome foi se tornando cada vez mais conhecido pelo público. Sua situação se complicou, quando afirmou em uma sessão da CPI da Petrobras a qual estava sendo investigado que não possuía contas no exterior, posteriormente foi concluído que ele havia mentido em seu depoimento. A partir de uma investigação do Ministério Público Suíço ter comprovado a existência não só de contas no nome de Eduardo Cunha, mas também de sua mulher, Cláudia Cruz.

O processo de cassação foi aberto no Conselho de Ética no final do ano passado. Seu processo foi o mais longo a ser feito no Conselho de Ética. Somente para ter o parecer aprovado para a cassação decorreram sete meses, essa demora toda foi devido a manobras feitas por aliados de Cunha para tentar prolongar e dificultar o andamento do processo.

O até então presidente da Câmara dos Deputados foi afastado de seu cargo em 5 de maio por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), além de na mesma ocasião, suspender por tempo indeterminado o mandato do parlamentar. No dia 7 de julho, Eduardo Cunha fez um pronunciamento em que renunciava do seu cargo. A presidência da Câmara foi sucedida pelo deputado Rodrigo Maia.

No dia de ontem, terça-feira (13), foi o dia decisivo de todo o processo. O dia da votação que decidiria pela cassação ou não do seu mandato como deputado pelo PMDB do Rio de Janeiro. A votação foi feita no final da noite e a cassação foi aprovada por 450 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções. Agora Eduardo Cunha perde o mandato, perde o foro privilegiado e fica inelegível por oito anos devido à Lei da Ficha Limpa.

Foto de capa: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s