TURISMO SOBRE RODAS. CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO “BIKE PE” E A CICLOFAIXA DE TURISMO E LAZER

Por Amanda Castro

O projeto “Bike Pe” é um sucesso entre os moradores da região metropolitana do Recife. Iniciativa sustentável do Estado de Pernambuco e executado em parceria com o banco Itaú, se tratam de estações de bicicletas inteligentes, conectadas a uma central de operações, distribuídas em pontos estratégicos da Região Metropolitana do Recife, onde os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma ou em outra Estação.

A cultura do uso das bicicletas como meio de transporte aos poucos está se integrando ao cotidiano dos moradores do estado como forma de evitar o trânsito dentro de carros e ônibus. Mas as bikes não são usadas apenas nos dias de semana. Aos domingos e feriados, das 7h às 16h, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano, reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas, skates e patins.

 

foo 2
Foto: movimentoconviva.com.br

 

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer foi implantada em março de 2013 e, a cada semana uma média de 17 mil pessoas participam. O percurso corta 31 bairros da Cidade, interligando as zonas Norte, Sul e Oeste, totalizando 36,5 quilômetros de faixa exclusiva. O ponto de convergência entre as três rotas é o Marco Zero, no Recife Antigo.

macro
Foto: Amanda Castro (Leão do Norte)

Para quem vem da Zona Norte, o passeio contempla paisagens como o Parque Santana, Mercado de Casa Amarela, Sítio Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque 13 de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro de Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Centro de Artesanato, além do próprio Marco Zero.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: universorunner.com.br

 

Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas. No trajeto da Zona Oeste, o ciclista pode conhecer a Lagoa do Araçá, Praça Chora Menino, Hotel Central, Praça Maciel Pinheiro, Ponte da Boa Vista, Igreja Matriz da Boa Vista, Casa da Cultura e muitos outros.

boa
Foto: papodeturista.com.br

O trecho mais recente, inaugurado no dia 12 de outubro de 2015, faz a conexão entre os parques da Jaqueira e Santana, passando pelo seguinte trajeto: Avenida Parnamirim, Rua João Tude de Melo, Rua Doutor João Santos Filho, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, Rua Igarassu, Rua Afonso Albuquerque Melo e Rua Jorge Gomes de Sá.

EM121015045
Foto: jc.ne10.uol.com.br

Pensando o que fazer no seu domingo? Conheça o Recife sobre duas rodas. Para mais informações acesse o site Bike PE (http://www.bikepe.com/). Para saber onde se localizam as estações mais próximas de você, baixe o aplicativo Bike PE disponível para IOS, Android e WindowsPhone.

Informações:Bike PE e Mobilicidade

Foto de capa: Estação da BIKE PE – robertajugman.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s