MINISTRO DA SAÚDE É PROTAGONISTA POR FRASES DESCONCERTANTES EM SEUS DIRCURSOS

 

Por Vinícius Andrade

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), na última quinta feira (11) anunciou um novo projeto que visa aumentar o número de atendimentos a homens no serviço público. A partir de dois planos anunciados no evento: “Homem que se cuida curte todas as fases da vida de seus filhos – pré-natal também é coisa de homem!” e “Diagnóstico: homens morrem mais que mulheres e doenças que mais matam podem ser prevenidas”.

Em uma parte de seu discurso, que se encontra abaixo, o ministro afirmou que o motivo dos homens utilizarem menos o serviço é devido a eles trabalharem mais.

Eu acredito que é uma questão de hábito. Os homens trabalham mais, são os provedores da  maioria das famílias e não acham tempo para a saúde preventiva. Isso precisa ser modificado. Nós queremos capturá-los para fazer os exames e cuidar da saúde. A meta destes guias é fazer que nossos servidores  orientem os homens, que normalmente estão fora, trabalhando.

Essa declaração gerou bastante polêmica e questionada, até mesmo pela filha do ministro, Maria Victoria Borghetti Barros (PP-PR), deputada estadual. Levando ministro a ter que se retratar e pedir desculpas em uma nota divulgada na sexta-feira(12) na qual diz ter sido mal interpretado. No texto, Ricardo Barros diz não ter se referido a jornada de trabalho e sim ao número de homens no mercado de trabalho.

Esse episódio embaraçoso não foi o único a ocorrer no período do governo Temer, o próprio ministro da Saúde deu outra declaração controversa ao dizer que a pílula do câncer deveria ser utilizada mesmo sem ter sua efetividade comprovada: “Na pior das hipóteses, é efeito placebo. Dentro dessa visão, se ela não tem efetividade, mas as pessoas acreditam que ela tem, a fé move montanhas”.

Foto de capa: Wilson Dias/Agência Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s