TRÊS LUGARES PARA DESFRUTAR DO ARTESANATO NA CAPITAL PERNAMBUCANA

Por Amanda Castro

Que a cultura pernambucana é bastante rica, nós sabemos. Se tratando de obras de arte o estado oferece uma enorme variedade. O Leão do Norte vai te indicar e, ao mesmo tempo, contar sobre a origem de alguns locais nos quais se pode encontrar o melhor do nosso artesanato na Região Metropolitana de Recife. Vivenciar a cultura local é sempre incrível, por isso lhe apresentaremos lugares que você precisa conhecer!

Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira – Wikimapia

Construído no final do século XVII e início do século XVIII, o Mercado da Ribeira está localizado na parte alta da cidade de Olinda. Funcionou como antigo mercado de carne, farinha, peixes e escravos, e no local foram encontrados instrumentos de tortura para os condenados por crimes. Seu edifício é característico do Brasil Colônia, com piso em tijolos, dois terraços com colunas e batente em pedra. Do final do século XIX até a primeira metade do XX, servia de mercado público e açougue. Hoje, restaurado no estilo original, abriga lojas de artesanato, nas quais podem ser encontradas peças de barro, artigos de renda, couro e palha, as típicas máscaras de papel machê, além de suvenires de Pernambuco. Há também no local oficinas de entalhadores, gravuras e pinturas. Durante o carnaval de Olinda, no pátio do Mercado da Ribeira são realizados vários encontros de blocos e caboclinhos, saindo depois para os desfiles pelas ladeiras da Cidade Alta. É um dos pontos turísticos conhecidos de Olinda.

 

Visite o Mercado da Ribeira

Endereço: Rua Bernardo Vieira de Melo, Varadouro – Olinda

Visitação: Diariamente, 9h às 18h30

Entrada: Gratuita

mercado 2
Foto: Mercado da Ribeira – turismoindependente.com

Casa da Cultura Luiz Gonzaga

Casa da cultura – Portal cultura PE

Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura Luiz Gonzaga é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. Inaugurada no dia 25 de abril de 1855, a antiga Casa de Detenção do Recife é uma das maiores edificações do século XIX, localizada próximo a duas expressivas obras desse século: a Estação Ferroviária do Recife e a Ponte 6 de Março (mais conhecida como a Ponte Velha). O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de teatro, música e dança.

 Visite a Casa da Cultura

Endereço: Cais da Detenção, Santo Antônio – Recife

Visitação: Segunda a sexta, 9h às 19h | Sábado, 9h às 18h | Domingo, 9h às 14h

Telefone: (81) 3184.3152

Entrada: Gratuita

 

Casa da Cultura – Férias Brasil.com

Mercado de São José

mercado_de_sao_jose_1
Foto: Mercado de São José – TurismonoRecife.com

Inaugurado em setembro de 1875, o Mercado de São José tem arquitetura em ferro típica do século XIX. A inspiração veio do mercado público de Grenelle, em Paris. O projeto, elaborado por encomenda da Câmara Municipal do Recife, é um dos monumentos pernambucanos reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico. O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. Mede 48,88 m de frente por 75,44 m de fundo. O prédio é formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas – para vender comidas e caldo de cana – e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Atualmente, são 545 boxes no total. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado polo de atração turística. É, também, ponto tradicional do comércio de pescado. Semanalmente são vendidos, ali, cerca de 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos.

 

Visite o Mercado de São José

Endereço: Bairro de São José – Recife

Visitação: Segunda á Sábado, 6h às 18h | Domingo, 6h às 12h

Entrada: Gratuita

DSC004202
Mercado de São José – Portal Arquitetônico

 

Informações do Catraca Livre, Prefeitura do Recife e Portal da Cultura PE

Foto de capa: Portal PE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s