SAIBA O QUE ESPERAR DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DA OLIMPÍADA RIO 2016

Por Juan Gouveia

O Brasil será palco do maior espetáculo do mundo esportivo pela primeira vez. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecerá nessa sexta-feira (05) para uma audiência estimada de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo.  O enredo do show contará a história e diversidade cultural do nosso país. A sustentabilidade é o ponto chave dessa festa que terá de samba ao funk em uma noite que celebrará o povo brasileiro.

Com um orçamento de 100 milhões de reais, a festa terá presenças ilustres do cenário musical, teatral e esportivo do Brasil. Os diretores do evento pretendem contar sem clichês a história do país. Cerca de 5.500 voluntários irão fazer parte do espetáculo que tem direção artística de Daniela Thomas, Andrucha Waddingtoon e Fernando Meirelles e coreografias da renomada Deborah Colker.

Dividido em três atos, o show contará no início a formação do povo brasileiro e chegada dos imigrantes que contribuíram para a formação do país. No segundo momento focará na natureza e sustentabilidade, com ênfase nos problemas climáticos e a floresta Amazônica. Por fim, a chegada da urbanização que trará a favela, carnaval e a cultura popular para o estádio, nesse momento o público ouvirá uma versão instrumental de “Construção”, de Chico Buarque.

Paulinho da Viola será o responsável pela execução do hino nacional com voz e violão. O voo da replica do 14 Bis, idealizado pelo brasileiro Santos Dumont, é um dos momentos mais esperados da noite. As atrizes Fernanda Montengro e Judi Dench foram convidadas para a declamação de um poema. Outros nomes conhecidos do público brasileiro também marcam presença, Zeca Pagodinho e Marcelo D2 cantando “Deixa a vida me levar”, Elza Soares, Diogo Nogueira e as rappers Karol Conka e Mc Soffia.

A modelo internacionalmente conhecida, Gisele Bündchen, desfilará ao som de “Garota de Ipanema” – de Tom Jobin – em uma reprodução de 100 metros do calçadão de Copacabana. Durante o ensaio da abertura, a aparição da top foi surpreendente. Em um determinado momento, um garoto a rouba e inicia-se uma perseguição policial que termina em um abraço de Gisele com o menino, simbolizando a paz e afeto. Depois de grande repercussão, a cena ainda é dúvida para o show oficial. A modelo trans, Lea T, foi confirmada e será a porta-voz da inclusão e diversidade.

As favelas cariocas terão um ato com a participação da cantora Ludimilla que cantará a música “Rap da Felicidade”. “País Tropical” antecederá o desfile das delegações olímpicas de cada país. Acompanhados de uma mini bateria de escola samba e passistas os mais de 10 mil atletas plantarão uma muda de árvore em totem – que em um ano formará a floresta dos atletas na região de Deodoro no Rio. A atleta pernambucana Yane Marques conduzirá a bandeira do Brasil durante o desfile. A medalhista olímpica foi escolhida em votação na internet.

Ao final do desfile o estádio do Maracanã se transformará em um grande carnaval. Mais de 600 representantes de escolas de samba cariocas colocarão os atletas o os mais de 60 mil espectadores presentes no estádio para sambar. Um dos momentos mais esperados da noite é o acendimento da pira olímpica. O mistério de quem será o responsável por tal feito é grande. O jogador de futebol, Pelé, está entre os favoritos. Nessa edição a tocha olímpica estará disponível em dois locais, no estádio do maracanã e em um parque aberto para visitação do público em geral.

A popstar Anitta é uma das atrações mais aguardadas da noite. Caetano Veloso e Gilberto Gil a convidaram para um momento emblemático da noite. Juntos cantarão a música “Sandália de Prata” de João Gilberto. Os mistérios são enormes e os organizadores prometem muitas surpresas. Portanto, mudanças também podem acontecer em relação as informações no texto.

#Sintonize

A cerimônia de abertura começará às 20h. Com duração prevista de 3h45m, o show será transmitido pela Rede Globo, Rede Record e Band na TV aberta.

Com informações do G1, IG, BBC, EXTRA, UOL e Revista QUEM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s