CHEGADA DE “POKÉMOM GO” AO BRASIL GERA GRANDE EXPECTATIVA

Por Juan Gouveia

O virtual influenciando a realidade

Os avanços tecnológicos trazem consigo uma série de mudanças na realidade do cidadão. Recentemente, o jogo de realidade virtual aumentada “Pokémom Go” foi lançado, conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo. A dinâmica é caçar e coletar pokémons que aparecem na tela e, em seguida, cumprir as missões.

Lançado em mais de 30 países, o jogo já virou febre. Alguns casos curiosos já aconteceram durante a caça aos monstrinhos. Na Califórnia, dois jogadores caíram de um penhasco durante a busca pelos pokémons. Em Nova York, um usuário do aplicativo bateu o carro enquanto jogava. Casos como esses estão se repetindo. A realidade aumentada, trazida pelo jogo, pode influenciar diretamente no mundo real, dependendo da conduta do usuário.

A Nintendo, desenvolvedora do game, não esperava a repercussão alcançada. Nos Estados Unidos, o aplicativo já se tornou o maior jogo mobile de todos os tempos, em relação à quantidade de usuários. O sucesso já é comprovado, a empresa teve um crescimento surpreendente em suas ações na última semana.

Com o lançamento próximo no Brasil, os fãs da saga recorreram a métodos alternativos para ter acesso ao jogo. A expectativa para o lançamento oficial em terras brasileiras é grande. O Leão do Norte conversou com alguns recifenses fãs do game.

“Eu estou ansioso. Creio que todos os fãs estão para o lançamento. A realidade aumentada proporciona um avanço muito grande ao mundo dos games. Os comentários dos gringos me deixaram na expectativa para sua chegada no Brasil.”, conta empolgado o estudante de Ciências Biológicas, Woldney Damião.

“Surgiu a oportunidade de jogar pelo APK [método alternativo], então eu baixei. Ele usava o mapa brasileiro, mas com o GPS americano. Muitos jogadores brasileiros começaram a jogar, mas isso não durou dois dias. Os desenvolvedores bloquearam os servidores, isso me deixou frustrado. Eu estava muito feliz em me sentir um treinador pokémom por um dia.”, completa.

O jogo “Pokémom” deu origem a séries de TV, filmes, mangás e cards. A franquia, iniciada por Satoshi Tajari, em 1995, vem atravessando gerações, o game pretende atingir uma nova parcela de público em sua versão mobile.

“Interessei-me pelo jogo pela questão da realidade aumentada. Eu tenho uma história com o desenho. Desde criança eu sempre acompanhei o desenvolvimento da série animada, card games e os vídeos games. E, hoje, eu podendo desfrutar disso em meu smartphone é muito bom. Minha expectativa tá muito alta para esse jogo, pois oferece uma mecânica muito boa para os jogadores.”, diz Brendow Pereira, 18 anos, estudante do ensino médio.

Para alguns usuários, a sua chegada ao Brasil trará alguns problemas. A estudante de Fisioterapia, Dayane Beatriz, está frustrada por não conseguir usar o game da forma esperada, devido a violência constante nas ruas.

“Eu fiquei animada com a chegada do jogo, porém eu não estou tão empolgada em jogar. O fato de ter que sair de casa com o celular na mão me dá medo. Eu já fui assaltada várias vezes. Com isso, acabo não tendo uma liberdade para obter a melhor experiência jogando. “, explica.

O game estará disponível para download em smartphones com Android – versões a partir da 4.4.4 – ou iOS, o jogo se restringe a outros sistemas operacionais, como o Windows Phone.

Foi disponibilizado um suposto “Mapa Pokémon” da Região Metropolitana do Recife. Nele você se informa sobre Pokéstops e futuros ginásios espalhados pela cidade. Confira clicando aqui

Esse vídeo reafirma a ideia do impacto do game. Um pokémom apareceu no Central Park, Nova York – EUA, e causou esse tumulto para capturá-lo. Já imaginou algo parecido no Brasil? Clique aqui  e assista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s