FENEARTE: MUITO MAIS QUE ARTE BRINCANTE

Por Renata Vasconcelos

A Fenearte, há dezessete anos traz as obras dos artesãos locais e de outros estados. Em 2016, a feira homenageia dois artistas pernambucanos já falecidos, o artesão discípulo de Mestre Vitalino, Manuel Eudócio, e o multi- instrumentista Naná Vasconcelos. O tema desta edição é “O artesanato, a arte brincante”, que permitiu a reunião em um só lugar, de brinquedos de época como a marionete, rói rói, literatura de cordel, bonecas e cavalos de pau. Além dos objetos que atraíram as crianças no passado, o público até domingo, vai encontrar no local rendeiras, comidas típicas e outros elementos da cultura popular nordestina.

DSC01262
Foto: Renata Vasconcelos / Leão do Norte

A feira que é a maior da América Latina, tem peças esculpidas na madeira e moldadas no barro e delicadas peças de renda.Falando em brinquedos, eles são a atração principal justamente por ser tratar de peças diferente do que a garotada está acostumada a ver hoje em dia. São objetos simples, feitos a mão com todo o cuidado. Mas isso não impede que eles produzam sons e garantam a diversão. Peças teatrais e apresentações de marionetes fazem parte da programação. Elas têm conseguido atrair a atenção e arrancar sorriso dos baixinhos.

Quem veio pela primeira vez, se encantou de cara. Já aqueles que frequentam a feira todos os anos, notaram uma mudança nos estandes. Eles apontaram uma preocupação dos expositores com a gastronomia e venda de acessórios do vestuário, como bolsas e calçados.

DSC01256.JPG

Mas uma coisa é comum entre todos os visitantes: o encanto com a estrutura e a variedade de produtos. A Fenearte se despede neste fim de semana. O evento vai até este domingo (17), abrindo os portões das 14h às 22h. Os ingresso custam doze reais, com direito a meia entrada.

DSC01279.JPG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s