FULÔ DE MANDACARU: CANTANDO A CULTURA NORDESTINA

Por Renata Vasconcelos

Quando o quesito musical é abordado na cultura nordestina é impossível não pensar em um vasto nome de bandas e artistas que nos representam tão bem. Neste ano, podemos conhecer mais uma banda para mostrar a todo o Brasil, e até ao mundo, a nossa grande bagagem cultural. A banda Fulô De Mandacaru foi campeã do Superstar deste ano, na terceira temporada do programa, e conquistou o público.

Nascida no berço da cultura nordestina, em Caruaru, cidade bastante conhecida por lançar as bandas de forró inclusive, a Fulô de Mandacaru surgiu em 2001. A formação inicial contava com Pingo Barros aos seus 10 anos de idade, Armandinho do Arcordeon com 15 e Diego César, que não compõe a formação atual.  As primeiras apresentações do grupo foram realizadas no São João de Caruaru e em festas de amigos, tendo, assim, desde cedo um público fiel. O estouro da banda aconteceu no ano de 2004, quando tocaram no palco principal do São João da cidade natal abrindo suas festividades oficiais. Com isso, as oportunidades de tocarem em outros estados nordestinos surgiram, levando sua música para toda a região.

O sucesso da banda foi tão grande que fizeram sua primeira turnê internacional pela França realizando 10 shows em um período de 27 dias. Com quinze anos de estrada eles conseguiram sete cd’s e dois dvd’s, e na comemoração de 15 anos de formação foi realizada uma turnê em território nacional. Com sua longa estrada e público fiel, a banda carrega uma riqueza enorme com suas letras, usando de dialetos regionais e figuras muito características do povo nordestino. Transmitem a paixão pela sua terra por meio das canções de compositores marcantes como Luiz Gonzaga. Além disso, põem em suas músicas autorais muitos hábitos regionais, como debulhar o milho, por exemplo.

No Superstar a banda atingiu números elevadíssimos ao longo da temporada. Agradaram os jurados e todo o Brasil com seu carisma e pelas composições em geral. Disputou o grande prêmio com as bandas Outroeu, Plutão Já Foi Planeta e Bellamore, e com 70% dos votos venceu a edição e recebeu R$ 500 mil e mais a gravação de um disco pela SomLivre.

Foto de capa: O grupo Fulô de Mandacaru – Reprodução/O Glob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s