BELAS, RECATADAS E DO FUTEBOL

Por Lais Leon,  Milena Cerqueira e Rayane Melo

Com frequência, a sociedade brasileira participa de lutas a favor da igualdade de gênero e do fim do preconceito contra mulheres no país. Uma evidência da presença dos estereótipos construídos socialmente é que, desde sempre, ouve-se falar que o futebol é totalmente direcionado ao sexo masculino, não cabendo às mulheres a participação na modalidade.

A seleção brasileira de futebol feminino, no decorrer dos anos, vem mostrando que a convenção “mulher não sabe jogar bola” é uma grande mentira. Disputando sua primeira partida em 1986, contra os Estados Unidos, em um amistoso, a equipe iniciou sua trajetória, na qual participou de todas as edições da Copa do Mundo, Olimpíadas e outras importantes competições mundo afora.

Futebol 3
Foto: William Volcov/News Free

A seleção é considerada a melhor da América do Sul e possui no seu elenco a melhor jogadora do mundo, a alagoana Marta. Mesmo diante de todas as suas conquistas dentro de campo, as mulheres ainda encontram diversas barreiras para se fixarem no futebol e para quebrarem o cenário de preconceito.

Há poucos dias foi lançado nas redes sociais o anúncio publicitário da cerveja Heineken. A propaganda abordou justamente o tema “mulheres também curtem futebol”, e, com um tom de ironia e humor, tentou mostrar que elas têm se inserido cada vez mais no meio futebolístico. A propaganda reforçou a realidade e trouxe um incentivo à sua continuidade. Para quem quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=uSs6AnmSkeU

As últimas décadas trouxeram consigo uma maior presença feminina nos estádios de futebol, e, a cada ano, o interesse das mulheres pelo esporte aumenta. Tornando inaceitável, nesses ambientes, um pensamento retrógrado e preconceituoso para com a figura da mulher.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s