CULTURA NERD – ATRAVÉS DOS SÉCULOS

Por Renata Vasconcelos

A cultura nerd é muito conhecida pelos seus quadrinhos,  heróis, jogos e ficção científica. Ela quase se perdeu no tempo por não se renovar, mas isso mudou assim como seus adoradores. Aquele conceito de nerd ser antissocial morreu. Essa galera hoje dita as regras do universo dos quadrinhos, com sua influência. Para atingir e mudar o esteriótipo imposto pela sociedade usaram as redes sociais e o Youtube para difundir sua cultura.

As discussões sobre esse universo eram restritas a pequenos guetos onde os homens, em sua maioria, discutiam sobre as histórias da Marvel e Dc – principais produtoras de conteúdo da época. Além de ter uma má aceitação e rixa entre esses dois grupos por seus fãs. Embalando os momentos de guerra e crises mundiais, os quadrinhos acalentavam seu pequeno público e por meio dos heróis distribuíam um conforto que só eles sabiam retratar em seus balões e desenhos bem grafados.

A rixa entre Marvel e Dc se estende através de décadas sendo algo incompreensível para uns, mas para o presente é algo sério e divide amizades. Primeiramente, as produtoras são irmãs e todos os irmãos tem suas individualidades e singularidades. Unidas por um certo tempo deram origem a grande heróis, mas por conflitos de ideologia e popularidade houve um rompimento e surgiram dois grandes grupos que os regem ( X – Men e a Liga da Justiça). Outros personagens iriam surgir disso como o Capitão América – símbolo que corre décadas e rege os vingadores.

Com a repaginada das produtoras, essa rixa ficou ainda mais forte, porque agora seus adoradores perderam o medo e vão se impor e dar suas opiniões sobre os acontecimentos. Sairão da obscuridade usando as redes sociais para expor seus pensamentos. Por meio do Youtube e de blogs veremos resenhas, opiniões e indicações, coisa que antes não era feito e se tornara um hábito.  Aqui em recife, há alguns destes formadores de conteúdo como Qualquer Coisa Limitada, Nerd Café, Do Meu Mundo Ao Seu Mundo, Nerd Speaking, Canal Sr e Sr B, entre outros.

As mulheres entraram nos grupos aos pouco, expressaram suas opiniões e quebraram os preconceitos em relação a este gênero ter conhecimento sobre heróis. A Dc mostra em suas produções o poder das mulheres e a Marvel se lança a fazer isso com o uso da sua produção mais recente – o seriado Jessica Jones, mostrando o poder desse grupo.

Os cosplays e rpgs chegam como uma forma de aproximar os fãs da realidade vista nos quadrinhos. Ao assumir a forma de um herói, os cosplayers começam a atrair o público levando-os aos eventos onde é possível ter maior proximidade. Já os rpgs de mesa, aproximam-se do público de uma forma diferente, pois expressam as lutas e dão espaço para a expressão de todo conhecimento adquirido no momento de mover uma peça.

É uma cultura muito complexa que atrai uma legião de fãs desde crianças a adultos que acompanharam o caminho das rixas, divisão e do nascimento de uma nova era de heróis.

Anúncios

Um comentário sobre “CULTURA NERD – ATRAVÉS DOS SÉCULOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s