COM O FIM DE “TOTALMENTE DEMAIS”, NOVAS PRODUÇÕES AGITAM A PROGRAMAÇÃO NO HORÁRIO DAS 19H

Por Juan Gouveia

Desde a estreia de “Cheias de Charme” (2012), de Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, o horário das 19h na televisão brasileira não atingia um patamar tão elevado. “Totalmente Demais” foi a produção responsável pela volta da era de ouro na faixa. Depois de seu término, a Globo espera que a substituta “Haja Coração” consiga manter os índices de audiência e a repercussão de sua antecessora. Por outro lado, a Rede Record, após o grande sucesso de “Os Dez Mandamentos” (no ar), de Vivian de Oliveira, entra com fervor na briga pela audiência do horário com “Escrava Mãe”, novela que teve sua estreia no mesmo dia que a concorrente global. Esse cenário de público crescente no horário das 19h reafirma o poder do horário nobre que, com perca de público nas novelas das 21h, está se reconfigurando e abrindo espaço para uma nova parcela de telespectadores.

Foi Totalmente Demais

arthur-eliza-jonatas.jpg
Arthur, Elisa e Jonatas (Foto: Fabiano Battaglin/Gshow)

A telenovela “Totalmente Demais”, dos autores Rosane Svartam e Paulo Halm – os quais trabalharam juntos na novela teen “Malhação” durante os anos de 2014 e 2015 – voltaram em grande estilo ao horário nobre da televisão. A trama que contou a história de um triângulo amoroso envolvendo Elisa (Mariana Ruy Barbosa), Arthur (Fábio Assunção) e Jonatas (Felipe Simas) conquistou o público brasileiro. A novela atingiu índices de audiência, por vários dias, superiores aos da novela das 21h, “Velho Chico” de Benedito Ruy Barbosa. Tal feito a transformou em queridinha da Rede Globo e dos patrocinadores. Com um melodrama envolvente que conta a ascensão de uma jovem de classe baixa para o estrelato no mundo da moda, traz pontos já observados na novela “Top Model” (1989), que serviu de inspiração para os autores.  Com grandes nomes no elenco como Glória Menezes, Juliana Paes, Humberto Martis e Reginaldo Faria, a obra se despediu em grande estilo na última segunda-feira (30). Há anos não era exibido um final de novela nas segundas, mas a decisão teve bons frutos. No Rio de Janeiro, segundo dados do IBOPE, a novela marcou índices de 43 pontos de média – audiência não alcançada desde 2006 no horário. Em São Paulo, registrou 37 de média – perdendo apenas para a exibição do último capítulo de “Cheias de Charme” em 2012, registrando 33 pontos de média. Na capital pernambucana alcançou audiência surpreendente, com 47.3 de média, sendo o programa mais visto na televisão no dia. Enquanto a novela “Velho Chico” marcou 29.0 pontos na mesma praça. “Totalmente Demais” fez jus ao seu título e marcou história na televisão brasileira, finalizando com média geral, em São Paulo, de 27,4 pontos.

 

Escrava Mãe – a entrada na briga da audiência

15sd5s.png
Miguel e Juliana, protagonistas de “Escrava Mãe” (Foto: Edu Moraes/Record)

Com a estreia várias vezes adiada pela alta cúpula da Rede Record, “Escrava Mãe”, do autor Gustavo Reiz, entra na briga pela audiência do horário das 19h. A nova aposta da Record contará a história de vida da mãe da escrava Isaura, a luta pelo amor e a vida durante o período da escravidão no Brasil. Novelas com temática de escravidão geralmente conquistam bons índices de audiência, virando preferidas do público, como foi com “Escrava Isaura” (2004) que alcançou 15 pontos de média geral na Grande São Paulo. Na última terça feira (31), estreava com grande expectativa para os executivos da emissora. A trama, produzida pela Casablanca – empresa de criação de produtos audiovisuais-, apresentou ao telespectadores imagens de alta qualidade e enredo envolvente. Os cuidados com fotografia e ângulos foi o ponto chave da estreia, antes jamais apresentada pela emissora. Externas bem produzidas com inserções virtuais de excelência, trilha sonora cativante e elenco afiado trazem características positivas à estreia que passeou do drama à ação com louvor. Protagonizada pela escrava Juliana (Gabriela Moreyra) e o português Miguel (Pedro Carvalho), a novela têm grandes nomes no elenco como Bete Coelho, Zezé Motta e Jussara Freire. O destaque positivo vai para a interpretação dos atores da primeira fase da novela, Kamau (Marcelo Batista) e Luena (Nayara Justino). Thaís Fersoza, que interpreta Maria Izabel, conquistará o público com a sua vilania, mas apresenta uma interpretação clichê entre outras já realizadas pela atriz. Com ingredientes de sucesso como triângulo amoroso, inveja, amores impossíveis, “Escrava Mãe” poderá ser um dos maiores acertos da emissora. Na estreia marcou 13,6 pontos de média, ficando em segundo lugar de audiência isolada, em São Paulo, de acordo com dados prévios do IBOPE. A novela vai ao ar toda gravada, sem possíveis alterações.

Haja Coração – a esperança global

apolo-tancinha (1).jpg
Apolo e Tacinha (Foto: Paulo Betole/Globo)

Apresentada como uma inspiração da telenovela de sucesso “Sassaricando” (1987), de Silvo de Abreu, a nova aposta do entretenimento da Rede Globo tem a difícil missão de manter os índices de audiência de sua antecessora. “Haja Coração” é escrita por Daniel Ortiz, autor de “Alto Astral” (2014) grande sucesso no horário, a trama conta a história de amor entre Tancinha (Mariana Ximenes) e Apolo (Malvino Salvador), com interferências da itgirl Fedora (Tatá Werneck). Estreou no mesmo dia que sua nova concorrente – “Escrava Mãe” – e trouxe elementos característicos para as novelas da faixa. Amor, humor, drama e mistério, que juntos são a receita de sucesso. A feirante Tancinha tem sua vida transformada ao conhecer Fedora, que foi o grande destaque da estreia. Com repercussão intensa no twitter, a personagem interpretada por Tatá Werneck vem consagrar mais um papel de humor e de apelo popular da atriz. O núcleo de Rebeca (Malu Mader), Penélope (Carolina Ferraz) e Leonora (Ellen Roche) sem dúvida promete muito para o público com a sua caça ao marido rico. Sem nenhuma inovação, a novela apresenta um colorido e leveza marcantes no horário. O crossover da personagem Fedora na novela “Totalmente Demais” demonstra a preocupação da Globo em fazer da trama um sucesso. Estreou com 27 pontos de média, na Grande São Paulo, dados preliminares do IBOPE. Conquistando o primeiro lugar de audiência e superando “Totalmente Demais” em sua estreia.

fedora-tata-werneck.jpg
Fedora, interpretada por Tatá Werneck. (Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

Todavia, o horário das sete, hoje, é o que um dia foi o início das 20h30 em termos de busca pela audiência, por isso, a Rede Globo reage à concorrência. Nesse momento, a tendência é tentar prender o público presente em frente à televisão. Por isso, a hegemonia do horário nobre das 21h, por enquanto, está sendo quebrada com o mau desempenho de “Velho Chico”. Dessa forma, com duas estreias de grande sucesso no mesmo dia, quem ganha é o telespectador que tem mais opções no horário das 19h na TV aberta. Os fãs de telenovela com certeza estão em dúvida de qual será a melhor trama a seguir. “Escrava Mãe” ou “Haja Coração” qual das duas acompanhar?

Fique Ligado // 

“Escrava Mãe”, da Rede Record, é transmitida de segunda a sexta às 19h30.

“Haja Coração” é exibida de segunda a sábado, pela Rede Globo, às 19h20.

[+] Para os fãs de “Totalmente Demais”, foi lançado na última terça-feira o spin-off da novela no site da TV Globo. Intitulada “Totalmente Sem Noção Demais”, conta no primeiro episódio a saga de Cassandra (Juliana Paiva) como babá. Vale a pena conferir. Clique Aqui

 

Foto de Capa Editada:
Créditos: Fabiano Battaglin/Gshow e Rede Record/Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s