VOLTEI RECIFE! 10º EDIÇÃO DO ROCK NA CALÇADA, NAS RUAS DO RECIFE ANTIGO

Por Amanda Castro e Rebecka Santos

Quarta feira é dia de rock? Para as pessoas que curtem o festival Rock na Calçada a resposta é sim!

Na última quarta (25) houve a edição especial do evento no bar A Sede, onde reuniu, além de vários artistas incríveis, um grande público. O tema da noite fez uma referência ao clássico do frevo pernambucano, “Voltei Recife”. Os shows começaram por volta das 20 horas e foi gratuito! Nós tivemos o prazer de bater um papo com o idealizador do festival, o Du Lopes e a Beatriz Cabral, seu braço direito. Hoje, ambos organizam o evento e coordenam o projeto juntos. Eles nos contaram sobre a origem e algumas curiosidades desta festival tão adorado pelo seu público.

fachada-2.png
10ª EDIÇÃO DO ROCK NA CALÇADA NO BAR A SEDE

Segundo Edu Lopes, o projeto Rock na Calçada surgiu de uma vontade de um grupo de amigos, em 2003, de formar uma banda chamada “Forasteiros Imaginários”. “Porém estávamos com dificuldades de encontrar um lugar para tocar, até que um amigo, na Rua da Moeda, resolveu abrir um espaço para nós. Foi quando nós conseguimos fazer a apresentação da banda. Na verdade foi um ensaio aberto. Entretanto, a banda não durou muito.” relatou. Um tempo depois Edu iniciou um trabalho de mapeamento sobre a questão da cena musical. Esse trabalho durou, mais ou menos, dois anos e ele afirma: “Pude perceber a carência de espaços pra nossa cena musical se apresentar.” Depois disso, no mesmo local da apresentação da banda “Forasteiros Imaginários”, na Rua da Moeda, deu-se o primeiro ponta pé para a realização do Rock na Calçada. “De lá pra cá, dez edições e uma grande bagagem de artistas renomados da cena, entre eles: Zeca Viana, Mestre Galo Preto, Palafita, Graxa, Juvenil Silva e outros artistas também bastante representativos.” diz ele.

Perguntamos sobre os gastos do evento, o qual a entrada é franca, e o Du Lopes nos falou que não conta com o apoio de órgãos públicos. “Por ser um projeto independente e um projeto que está ainda em construção, a gente tem várias dificuldades. Não temos apoio da Prefeitura, o nosso apoio é particular. E aí é com muita guerrilha que esse processo bacana acontece.” O projeto vai além de apenas um evento. Ele o define como uma escola. “É uma escola de pessoas que estão acreditando em um sonho, que tá aí latente com um público maravilhoso.”

Logo após, a Beatriz Cabral contou sobre sua relação com o Rock na Calçada. “Primeiramente, entrei nesse projeto como público. Eu já curtia o projeto, já tinha visto duas edições dele e estava apaixonada por isso, pelo movimento. Não tem palavras, foi algo que me contagiou de primeira. Eu abracei essa ideia e pensei: “vou tentar ajudar de alguma forma”. E eu já conhecia essa figura (Du Lopes) de algum tempo, mas não sabia que ele era o idealizador. Até que um dia resolvi me oferecer gratuitamente para fazer o evento. Quer mão de obra? Vamos lá, eu vou te ajudar”  disse ela.

Beatriz continuou “E estamos aí, até agora. Que venham muitas outras edições! Que esse movimento não pode parar! Não temos preconceito com gênero nenhum. Pode ser rock, pode ser coco, o que for. Brega, samba, forró, regional… O que tiver de autoral, a gente monta a estrutura e bota na vitrine. O Rock na Calçada nada mais é que uma vitrine cultural para as bandas autorais. É isso! E é isso que a gente faz”

IMG_9528.png
“A essência do projeto é na rua, porque nada melhor para o artista do que se apresentar onde as pessoas possam vê-lo.”-Du Lopes/ Du Lopes e Beatriz Cabral

Depois de saber sobre a origem do projeto, fomos conhecer as atrações da noite. Nesta edição do Rock na calçada se apresentaram o cantor Vinícius Barros e as bandas Conexão PE, Iluminácidos e Saga HC. Conversamos com dois integrantes da banda Iluminácidos sobre a visão deles, como artistas, a respeito do evento. “O evento é fundamental. É fundamental pela aposta no nosso trabalho, pelo nosso esforço, pelo contato com o público, pelo fortalecimento da cena… Por tudo isso e vários outros fatores que a gente nem consegue enumerar.” Perguntamos também sobre a banda que já está na cena há dois anos. “Nosso som é meio rock, meio blues… Nem a gente consegue definir direito. Sintetizando, é rock. A gente acabou de lançar um EP, chamado ‘Astronauta’ com cinco faixas, e a gente já tá em pré-produção pra lançar um álbum com quartoze faixas, essa é a expectativa. A gente lançou um clipe também, recentemente, e tá pra ser divulgado na TV paga, fora que já tá no YouTube.” afirmaram.

Para finalizar a noite, conversamos com o cantor Vinícius Barros e ele também nos deu sua visão sobre o projeto. “Rock na Calçada é um evento de guerrilha cultural, na verdade. A gente, por teimosia e por acreditar que a cultura na música é um direito do povo, presta esse serviço de divulgação do que vem sendo produzido na cidade. E o Rock na Calçada, hoje, é um evento que vem se consolidando como uma janela de divulgação do que se produz, de uma música independente. Não só do rock, o rock é um pretexto. O rock na verdade é uma atitude, do ‘do it yourself’, faça você mesmo. Você acreditar e não esperar incentivo, financiamento… A gente faz por teimosia, por amor a música, acima de tudo, e por desejo. Tesão de fazer mesmo.” Ficamos interessados no seu trabalho e pedimos para ele nos contar sobre sua música. “Lancei há um ano e algum tempo o primeiro EP. Antes disso eu já vinha fazendo música autoral e tocando com outras bandas. Já venho trabalhando como músico há bastante tempo. Mas, como disse, de um ano e meio pra cá eu lancei o primeiro EP, o ‘Universo’, e já tá em vários lugares na internet. A gente sempre tá vendendo ele nos lugares que a gente vai tocar e já estamos em fase de pré-produção de um primeiro disco de carreira com dez músicas.”

vinicius
VINICIUS BARROS EM APRESENTTAÇÃO NA 10ª EDIÇÃO DO ROCK NA CALÇADA

 

 

Ficaram interessados no projeto e querem ficar ligados nas próximas edições? Então os acompanhem na página do Facebook Rock na Calçada.

Querem conhecer mais sobre as atrações desta 10ª edição?

Iluminácidos

Facebook: fb.com/iluminacidos

Youtube: Iluminácidos

Instagram: @iluminacidosoficial

Vinicius Barros

Facebook: fb.com/viniciusbarrospe 

Soundcloud: soundcloud.com/vinicius-barros

Instagram: @viniciusbarrospe

Saga HC

Facebook: fb.com/saga.punkhc 

Youtube: SAGA HC 

Instagram: @saga_hc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s