ESTREIA DO CARTOLA FC EM 2016

Por Laís Leon e Milena Cerqueira

 

Voltado para os fãs do mundo futebolístico na esfera online, criado pelo Globo.com, o Cartola Futebol Clube retornou nesse sábado (14/05), em sua nova temporada. Conhecido por boa parte dos admiradores do futebol brasileiro, o jogo estimula o modo de expor sua vontade técnica nos times do campeonato, oferecendo aos que jogam a oportunidade de modificar o que gostariam de mudar na vida real. Para quem não conhece, o Cartola tem o intuito de ser um game fictício no qual se monta um time escolhendo alguns jogadores inscritos na série A do Campeonato Brasileiro 2016.

Fizemos uma pesquisa, entrevistando Vinícius Galvão, presidente de uma das ligas do Cartola (TekLeague), e identificamos as dúvidas mais recorrentes dos Cartoleiros:

-O jogo é pago?

O jogo é totalmente gratuito, no entanto, o jogador tem a opção de aderir ao Cartola Pro, que os dará alguns benefícios em troca de um valor fixo a ser pago anualmente.

-Quais sãos os critérios para selecionar os jogadores que farão parte do time?

Buscar acompanhar o desempenho de cada jogador diariamente.

-O que significa valorizar um jogador?

Cada jogador do Brasileirão tem a sua média de pontos e sua pontuação passada, dois fatores que determinam o seu grau de valorização, ou seja, o quanto ele custa. Se ele possui uma diferença considerável entre a média de suas pontuações e a sua pontuação passada, ele será uma excelente aposta, pois, possivelmente, irá valorizar. O cálculo dos custos é efetuado pelo próprio Cartola.

-Como montar um bom time?

Observando os resultados das rodadas e as fases de cada jogador, bem como os times que jogam ou não em casa. Além disso, é válido analisar cuidadosamente quem são os jogadores que pontuam bem no Cartola, pois nem todos os que jogam bem são bons pontuadores.

-Qual é a finalidade do jogo?

Assumir, informalmente, o comando técnico de um time com uma combinação de jogadores que o cartoleiro julgue ser boa. Aos apreciadores do futebol brasileiro, o Cartola é uma plataforma de diversão e conhecimento acerca dos times do campeonato.

Os jogadores destacados dessa primeira rodada foram:

Gabriel Jesus (Palmeiras) – 24.40 pontos

Danilo (Chapecoense) – 21.20 pontos

Keno (Santa Cruz) – 19.00 pontos

Com uma série de críticas no processo de funcionamento, o aplicativo, principalmente para o sistema iOS, não foi muito elogiado esse ano. Para os avaliadores que estão inseridos no Game, a plataforma não estava adequada, pois o site e o aplicativo estavam sem distinção. Além disso, foi retirada uma série de benefícios existentes no ano passado, tais como as premiações (conquistas) da rodada e informações mais específicas sobre a liga da qual o cartoleiro faz parte. Apesar desses problemas, o Cartola não perdeu sua popularidade, alcançando um número, nessa primeira rodada, de 2.723.915 times escalados.

Para os interessados, ainda dá tempo de se inscrever!

Informações: http://globoesporte.globo.com/cartola-fc/index2.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s